domingo, 19 de junho de 2011

Sessão de Culto #30

The Breakfast Club, de John Hughes (1985)

Um grupo de cinco estudantes ficam de castigo na escola num Sábado. Cada um com as suas diferenças e problemas, os cinco jovens acabam por revelar os seus problemas e dificuldades uns aos outros, descobrindo que têm muito mais em comum do que pensavam.
John Hughes foi um dos grandes realizadores de filmes de adolescentes da história do cinema. Ainda hoje a sua influência é evidente e quem conhece o seu cinema reconhece tais influências facilmente. Este The Breakfast Club foi, juntamente com Sixteen Candles (o seu filme anterior), o filme que provou que os adolescentes não eram todos burros e superficiais. Hughes tratava e desenvolvia os adolescentes dos seus filmes como pessoas com problemas e complexidades e misturava tudo com humor simples mas inteligente. E é aqui que encontramos esta sua obra.
The Breakfast Club, para além de ter um bom argumento, tem um elenco de jovens actores que ficaram na memória das pessoas, alguns ainda hoje recordados pelo seu desempenho no filme.
Hughes criou um filme que viria a ganhar um enorme estatuto de culto e uma das obras mais recordadas da década de 80, devido à facilidade com que os adolescentes se identificavam com as personagens e com os seus problemas e devido a vários momentos marcantes.
Uma pequena jóia do cinema dos anos 80 e uma bela e excelente amostra do cinema de John Hughes, um realizador de culto.

Classificação: 
★★★★★

Sem comentários: